Projeto de sensibilização face à guerra na Ucrânia
Ao longo das últimas semanas, os alunos das turmas em intervenção por parte do projeto Bota Sentido na ESJEA e na EBIAH participaram num projeto de sensibilização face à guerra na Ucrânia com o intuito de promover junto destes os valores da solidariedade e cooperação.
Num primeiro momento, as turmas foram convidadas a fazer uma pesquisa guiada acerca da guerra em questão, de forma a conhecerem os países envolvidos, a gravidade da situação atual da Ucrânia e o impacto deste conflito no mundo atual.
No dia 21 de janeiro, os jovens foram convidados a participar do evento “Concerto para ajudar a Ucrânia”, organizado por refugiados da guerra com o intuito de reunir donativos para ajudar os cidadãos Ucranianos que ainda se encontram no país.
Os jovens elaboraram, ainda, um guião de questões para colocar ao jornalista Rui Caria, convidado a fazer uma exposição às turmas acerca do seu trabalho enquanto jornalista na guerra da Ucrânia. Esta sessão teve lugar no dia 24 de janeiro e nela os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a experiência do jornalista Rui Caria, através de fotos e vídeos e, sobretudo, do seu testemunho, vendo esclarecidas as suas questões em relação ao quotidiano na Ucrânia durante a invasão russa.
O projeto Bota Sentido é implementado pela Cáritas da Ilha Terceira em parceria com a Associação Portuguesa de Emprego Apoiado, é financiado pelos recursos públicos da Noruega, Islândia e Liechtenstein (EE Grants) através do Programa Cidadãos Ativos e está a ser gerido, em parceria, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.