PROGRAMAS OCUPACIONAIS
Terra com Vida



O Projeto “Terra com Vida”, financiado pelo Governo Regional dos Açores, promotor da proximidade e vivência com a agricultura, do trabalho com a terra, atividade típica da nossa Ilha, vocacionado para a integração das PSSA, utentes da Rede de parceiros, internos ou externos.
Em termos práticos os utentes organizam-se em dois grupos que, com orientação de um responsável, executam os trabalhos de produção de horticultura, beneficiando de uma bolsa mensal proporcional.
O projeto visa além da produção, a sua comercialização para uma economia autossustentável e, sempre que possível, posterior integração dos ocupandos em programas de emprego ou no mercado normal de trabalho.
Os produtos são escoados a nível interno, através do consumo por parte dos utentes acolhidos nas valências de acolhimento temporário, e a nível externo, através de vendas para a comunidade.
É desenhado um projeto de vida que permita a autonomização pelo trabalho e dignificação das suas capacidades e competências.
AtivaMente


O Projeto AtivaMente é uma valência da Cáritas de Ilha de São Miguel, desenvolvida em equipamento, composto pelos programas ocupacionais internos da Instituição.
É dirigido à população adulta em situação de exclusão social grave, com vista à reabilitação das suas capacidades e competências sociais, através do desenvolvimento de atividades ocupacionais integradas em áreas devidamente estruturadas que implicam uma participação assídua dos utentes.
Os programas ocupacionais têm como objetivo a definição de uma carteira ocupacional que seja diversificada, indo ao encontro da heterogeneidade do público-alvo da Instituição, em função das suas preferências, percursos profissionais, aptidões, mobilidade e comorbilidades.
Por seu turno assume como intuitos, não só promover as competências pessoais e sociais pela prática diária de hábitos de trabalho e rotinas e Incentivar à inserção social / profissional, bem como a desenvolver competências pré-profissionais e para a empregabilidade, no âmbito de diversas áreas de formação; estimular o sentido de pertença e de trabalho em grupo; prevenir as recaídas (álcool e outras substâncias psicoativas); promover uma vida ativa, combatendo a ociosidade, incentivando o processo de autonomização junto da comunidade.
Os utentes estão ocupados em diversas áreas sejam: a costura; lavandaria; o patchwork e a oficina da carpintaria/restauro, numa frequência de três vezes por semana, recebendo, igualmente, uma bolsa proporcional à sua assiduidade.