Atendimento Social
Recuperação Habitacional



O apoio na Recuperação Habitacional resulta de um protocolo existente há alguns anos entre a Cáritas da Ilha de S. Miguel e a Direção Regional da Habitação.
Na prática consiste em realizar pequenas intervenções nas habitações das pessoas sinalizadas, as quais possuem insuficiência económica face aos custos com as obras de recuperação necessárias, as quais poderão ir desde retelho; substituição de janelas; construção de wc ou adaptação do existente; pintura, entre outros.
O fator predominante é o de envolver sempre que possível e, de forma ativa, elementos do agregado familiar na execução da obra, promovendo o envolvimento direto de cada beneficiário e, respetivo empoderamento no processo de mudança.
Para mais informações acerca deste apoio poderá contactar para o número geral da Instituição 296 282 362.
FSAC (Fundo Social de Apoio à Comunidade)
O FSAC (Fundo Social de Apoio à Comunidade) é uma resposta social da Caritas Ilha de S. Miguel (CISM), instituído e gerido pela mesma em colaboração direta com as mais diversas entidades da comunidade.
Visa contribuir para minimizar carências sociais na Ilha de S. Miguel, criando uma resposta social complementar às existentes na comunidade, através da concessão de apoio financeiro a pessoas em situação de vulnerabilidade social para apoio de consultas e/ ou tratamentos no âmbito da saúde.
É criado, igualmente, surge para contribuir para a auto-estima dos beneficiários e promover condições pessoais de acesso à igualdade de oportunidades no trabalho, sobretudo nos casos de pessoas com histórico de dependências e doença mental.
O FSAC é constituído através dos donativos realizados à Instituição, não dispondo, ainda, de um financiamento regular.
Para mais informações acerca deste apoio poderá contactar para o número geral da Instituição 296 282 362.
“Cáritas na Escola”


O projeto “Cáritas na Escola”, consiste numa iniciativa nacional, realizada em conjunto com a comunidade educativa. O desenvolvimento deste projeto tem por objetivo enriquecer a experiência educacional das crianças e jovens, transmitindo valores de solidariedade e empatia, com vista a construir um mundo onde o cuidado e respeito mútuo serão valorizados e cultivados.
Em S. Miguel esta experiência junto da comunidade educativa inicia-se no ano lectivo de 2023/2024, enquanto projeto piloto, e em conjunto com um elemento da C. Portuguesa, onde foram realizadas 7 sessões, a 3 escolas e ao CATL da CISM.
No ano letivo de 2024/2025, abraçamos este desafio de forma autónoma, embora só tenha sido possível a sua concretização no decorrer do 2º semestre, mais especificamente entre Março a Maio do corrente ano.
Apesar de apenas duas escolas se terem inscrito, Escola Secundária Antero de Quental e Escola Básica Integrada dos Ginetes (informação cedida pela C. Portuguesa que tem acesso à plataforma de inscrições, sendo que as mesmas decorrem entre os meses de setembro e outubro), acabamos por realizar também a uma turma da EPROSEC (Ponta Delgada), a pedido da formadora, e no núcleo escolar da Ribeira Grande, também a pedido de uma professora.
No total abrangemos 7 escolas, incluindo a sessão da catequese. Realizamos 18 sessões, abrangendo um total de 339 alunos, que envolveu 11 professores.
O feedback dos professores e alunos tem sido positivo e muito evidente na participação e interesse dos mesmos nas sessões.
No final de cada sessão foi distribuído um pequeno saco de sementes do Projeto “Terra com Vida”, o qual tem por objetivo “Semear Cáritas”. O desafio que é lançado é de que cada aluno plante as sementes em sua casa e que se lembre da sessão sempre que perceba que a planta cresceu. Sugere-se que cada um cuide da sua planta como deveríamos cuidar uns dos outros, bem como esforçar-se por ter boas atitudes relacionadas com os temas debatidos aquando da sessão.
Nota: Aqui colocar fotos das sessões Cáritas na Escola 1, 2 e 3.