CENTRO DE ATENDIMENTO
Esta valência assume-se como a sede da Instituição, na qual funcionam os Serviços Administrativos e o Serviço Social, tendo como objetivo realizar o atendimento à população carenciada de toda a ilha, proporcionando condições que permitam a sua autonomia e inclusão social.
Os pedidos de apoio identificados são de natureza diversa, em função das respostas institucionais disponíveis sejam: o apoio de vestuário, de alimentação, de recuperação habitacional, o apoio financeiro, nomeadamente os apoios do FS e o acolhimento institucional de indivíduos do sexo masculino que estão numa situação de exclusão social grave.
O público que recorre ao Centro de Atendimento é bastante diversificado no que se refere a faixas etárias sendo que, a problemática dominante continua a ser o desemprego e, consequente precariedade económica ou prestações sociais insuficientes de modo a garantir a subsistência do agregado familiar.
Para além da importante articulação com o ISSA, através das Técnicas de Ação Social, este trabalho em rede desenvolve-se também outras entidades nomeadamente: Núcleos Cáritas, Conferências Vicentinas, Irmãs Missionárias da Santa Face, Centros Sociais e Paroquiais, CRAES, Cruz Vermelha entre outros que, partilham recursos e informação de modo a possibilitar a identificação das carências, bem como, ajustar as respostas às necessidades sinalizadas.
Apoio de Vestuário
O apoio de vestuário continua a ser o mais solicitado por todas as pessoas e/ou instituições da comunidade, sendo extensível a toda a Ilha, em especial aos Núcleos Caritas e outras entidades parceiras Este corresponde à receção, triagem e redistribuição de roupa e calçado às pessoas sinalizadas.
Como principais problemáticas associadas a estes pedidos de apoio estão o desemprego, a precariedade económica ou insuficiência de rendimentos, bem como as dependências.
Apoio de Alimentação
O apoio de alimentação constitui-se, como uma resposta complementar às já existentes na Ilha.
Este enquadra-se nas respostas sociais de periodicidade regular e pontual.
A alimentação como resposta regular concebe-se mediante uma parceria com a Reitoria do Santuário do Senhor St.º Cristo.
Este protocolo em traços gerais segue os mesmos procedimentos que o anterior, todavia consegue abranger na sua totalidade 20 famílias, as quais foram selecionadas dentro das 26 já acompanhadas e de acordo com os novos pedidos.
Por seu turno, o apoio de alimentação trata-se de uma resposta pontual através da qual se vão atribuindo cabazes de géneros alimentares às sinalizações que nos chegam de toda a Ilha, sendo estas maioritariamente realizadas pelos SAS local e Núcleo Cáritas da Ribeira Grande.
A diferença aqui reside na metodologia de trabalho. Enquanto, na anterior os cabazes já vêm prontos a entregar, aqui cabe à Instituição a responsabilidade de gerir um stock de produtos alimentares, com o qual prepara os cabazes a serem entregues. O stock é constituído por géneros alimentares provenientes das Recolhas Anuais de Alimentos nas superfícies comerciais, do apoio financeiro protocolado com o BAI Europa e/ou das iniciativas privadas.
De referir que, apoiamos neste âmbito, até agora 252 agregados, com um total de 988 pessoas abrangidas.
A maioria dos casos sinalizados pelos Serviços de Ação Social Local, ISSA, com o qual em simultâneo com outras entidades da Comunidade, se desenvolve um estreito trabalho em rede, o que permite efectuar um diagnóstico social mais ajustado à realidade e mais próximo das necessidades dos indivíduos, bem como contribui para minimizar a duplicação de apoios.