Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil e Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira

• Ufcit
  • UFCIT1
  • Ufcit6
  • Ufcit5
  • Ufcit4.jpg
  • UFCIT

Localidade Categoria: Caritas da Ilha Terceira

Perfil
Mapa
Outros Equipamentos Relacionados
  • O Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Cáritas da Ilha Terceira (CDIJ-CIT) surge em 2007, agregado à Rede Regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil dos Açores.

O CDIJ-CIT é uma estrutura de âmbito comunitário vocacionado para a promoção do desenvolvimento saudável de jovens que se encontram em situações de risco e facilitador de uma verdadeira integração social dos mesmos, pelo desenvolvimento das competências pessoais, sociais, educativas e de empregabilidade, para a prevenção das dependências e para a promoção da saúde, da orientação vocacional, da formação sociocultural e formação nas tecnologias da informação. Carateriza-se por ser um espaço multifacetado de trabalho com jovens em situação de maior vulnerabilidade social e em perigo de risco de exclusão social, quer em contexto escolar, quer extraescolar, que abrange diversas componentes e parcerias, nomeadamente uma articulação com a Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira.

Na sua organização, a Plataforma de Encaminhamento é a primeira estratégia de captação e estabilização de jovens através de atividades de grupo e individuais no espaço da Cáritas Ilha Terceira, mas também diversas ações em contexto escolar. Nas atividades de grupo, salientam-se a promoção de competências pessoais e sociais, mas também competências técnicas em oficinas de agricultura, culinária e artes.

Ao longo da existência do CDIJ foram implementados diversos projetos, nomeadamente: Projeto (In)Forma-te, TUTAL (tutoria em contexto escolar), A Par e Passo, Terra Nostra – Capacitação com Raízes, TRAD(E)-IN – Tradição e Inovação de Empregabilidade que fomentam os objetivos de intervenção com o público-alvo definido.

Em suma, é um espaço com intervenção psicossocial personalizada sobre o público-alvo, aberto, dinâmico e de fácil acesso, que permite o desenvolvimento de atividades sociais positivas (desportivas, culturais,

utilização de novas tecnologias, competências de base, entre outras), agregadas a outras estruturas de informação/formação, fortemente associadas a uma intervenção psicossocial, quer sobre os jovens, quer sobre a respetiva envolvente familiar e comunitária.

Associado ao CDIJ, está a Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira (UFCIT) que se constitui enquanto entidade formadora a partir de 2005 (entre 2005 e 2009 denominada Unidade de Formação da Cáritas dos Açores- UFCA, com um polo também no Faial, mas a partir dessa data com ação restringida à Ilha Terceira). Inicialmente (entre 2005 e 2009) ao abrigo do Programa Itineris (Portaria Regional nº 76/2007), no caso dos jovens, e dos Cursos de Alfabetização e Atualização das Competências de Literacia- CAACL (Portaria nº 19/2007, de 12 de Abril). No caso dos adultos, entre 2009 e 2014 a ação formativa da UFCIT regeu-se pelo Programa Reativar (Portaria nº 107/2009 de 28 dezembro). Atualmente mantém-se a aplicação deste programa a jovens com idades superiores a 16 anos, num regime diurno.

Tal como alicerçado na missão da instituição, a Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira existe para dar resposta à pobreza e à exclusão social através da promoção e formação do desenvolvimento humano. Neste sentido, são sempre destinatários preferenciais da ação da UFCIT jovens e adultos em situação/ risco de exclusão social, com baixas competências ao nível da literacia e/ou sem qualificação profissional que facilite a sua entrada no mercado de trabalho. Nestes 11 anos de intervenção formativa, a Cáritas da Ilha Terceira tem-se especializado na intervenção de proximidade com populações em risco, nomeadamente com jovens em fase de pré- delinquência ou delinquência, reclusos, beneficiários do RSI ou em outras formas de exclusão social.

Por esse motivo, a intervenção tem-se focalizado, principalmente, no desenvolvimento de competências básicas de literacia (área 010- Programas de base), havendo sempre um grande enfoque na promoção de competências pessoais e sociais (área 090- Desenvolvimento), sendo formações de cariz presencial.

Tem protocolos permanentes para o seu funcionamento com a Secretaria Regional da Solidariedade Social e com a Direção Regional da Educação.

• Nenhum registo encontrado

Desculpe, não foram encontrados registos. Por favor ajuste o seu critério de pesquisa e tente novamente.

Google Map não carregado

Desculpe, não é possível carregar API do Google Maps.