Projeto 3D
- Enquadramento
O Projeto 3D consiste numa iniciativa promovida pela Cáritas da Ilha Terceira em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Este projeto de intervenção educativa é dinamizado nas escolas primárias da Terra-Chã, São Mateus da Calheta e São João de Deus. A sua intervenção tem por base as 3 dimensões consideradas fundamentais para o sucesso escolar dos alunos: Família, Crianças e Professores.
- Zona de intervenção
A intervenção decorreu no Concelho de Angra do Heroísmo, abrangendo três Escolas do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico:
– EB1/JI da Terra-Chã – Prof. Maximino Fernandes Rocha
– EB1/JI de São Mateus da Calheta
– EB1/JI de São João de Deus
- Objetivos
Objetivo geral
Implementar uma metodologia de intervenção que contribua para desenvolvimento socioeducativo e para a promoção do bom aproveitamento no ensino pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico.
Objetivos específicos
– Contribuir para a remoção de barreiras sociais ao desenvolvimento socioeducativo de crianças;
– Contribuir para a redução de comportamentos agressivos em contexto escolar;
– Contribuir para a melhoria dos mecanismos de comunicação informal escola/família;
– Contribuir para a melhoria da motivação dos alunos para o desempenho escolar no primeiro ciclo.
Competências da equipa 3D
- Conceber e executar planos de apoio para alunos com problemáticas socioeconómicas;
- Inventariar as situações problemáticas com origem na comunidade envolvente, alertando os docentes para a intervenção preventiva;
- Promover medidas de integração e inclusão do aluno na escola tendo em conta a sua envolvência familiar e social;
- Estabelecer ligação entre a Escola e outras entidades externas (ISSA, CPCJ, Unidade de Saúde);
- Dinamizar sessões para os alunos nas áreas de gestão comportamental e inter-relacional;
- Promover a participação ativa dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos;
- Integrar, apoiar e acompanhar as famílias mais desfavorecidas e em risco social;
- Promover o desenvolvimento de competências parentais dos encarregados de educação, através de ações no âmbito da “Educação parental”;
- Dinamizar e organizar oficinas de formação destinadas aos docentes em áreas que facilitem a colaboração nas ações desenvolvidas pelo Projeto 3D;
- Agendar, organizar e dinamizar as reuniões mensais de Equipa (técnicos 3D e docentes);
Descrição das ações desenvolvidas
- Formação Docentes
Uma das áreas de intervenção é a aposta na Formação do pessoal docente, desde o seu início que o Projeto 3D tem dinamizado oficinas em temas tão variados como: “Entre a Escola e a Família: Modelos Promotores da Cooperação”; “Gestão, Promoção e Prevenção Comportamental” e “Relações Interpessoais, Comunicação, Promoção do Trabalho em Equipa e Stress na atividade docente”.
- Sinalização de Casos
A sinalização de casos consiste numa das metodologias de trabalho do Projeto 3D. Esta tem como objetivo conhecer e intervir nos casos de alunos onde sejam identificadas problemáticas que possam intervir negativamente no percurso escolar dos alunos, havendo uma articulação direta com os docentes e outras entidades, definindo-se estratégias conjuntas de intervenção adequadas às caraterísticas de cada aluno.
Metodologia- Intervenção nos casos sinalizados
- Realização de visitas domiciliárias;
- Atendimento Social na escola e/ou na sede da Caritas da Ilha Terceira;
- Encaminhamento ou acompanhamento para/aos serviços;
- Trabalho em rede com entidades internas e externas;
- Apoio material (despesas de saúde, alimentares, vestuário);
- Aposta na relação família/escola/Equipa técnica 3D;
- Acompanhamento contínuo.
- Sessões Presenciais
As sessões consistem em nove encontros com cada uma das turmas das escolas intervencionadas, com a duração de 45 minutos, nas quais estão presentes os alunos, o docente e dois membros da equipa do Projeto 3D.
Em cada uma das sessões é criado um momento informal de partilha, promovendo a coesão de grupo e a exploração de temas que contribuem para um relacionamento interpessoal saudável.
Uma das metodologias utilizadas é a leitura de histórias infantis, pois estas constituem um recurso psicopedagógico positivo, através das mesmas é possível a exploração e o enriquecimento das experiências dos alunos.
Além da leitura de histórias infantis, são realizadas dinâmicas de grupo, dinamizadas por meio de jogos, utilizados para proporcionar momentos de reflexão, visando mudanças comportamentais.
- Atividades extracurriculares
Atendendo aos objetivos do Projeto 3D, consideramos que a promoção de estratégias que promovam a maior aproximação das famílias à escola é fundamental. Os encarregados de educação e familiares podem, e devem, ser envolvidos de diferentes formas no percurso escolar dos alunos.
Neste sentido, desde o seu início o Projeto 3D aposta na organização e dinamização de atividades para/e com os encarregados de educação e familiares, exemplo destas atividades são a “Feira da Saúde”, “Chá, Bolinhos e 3 Dedos de Conversa”; “Feira de São João”, “Restart”, “Festa de Encerramento do Ano Letivo”, Lançamento do Livro – “Desenhando a Paz, Um Mundo Melhor aos Quadradinhos”.