Projeto Restart
Componente 2: “Empreender Reciclando”
Trata-se de uma resposta formativa na área da reciclagem de vestuário cuja principal finalidade é criar uma resposta para jovens mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, em situação de desemprego e com baixas qualificações.
Esta resposta prevê uma intervenção multidisciplinar, apostando na qualificação do público-alvo, delineando um acompanhamento individual, focado nas necessidades e caraterísticas de cada formanda.
Objetivos Gerais
٧ Criar uma resposta que permita a qualificação e inserção profissional de mulheres jovens em situação de desemprego;
٧ Promover o desenvolvimento comunitário, social, e profissional no âmbito de uma intervenção integrada tendo por base uma estratégia conjunta.
Objetivos Específicos
٧Apoiar a definição de projetos de vida claros, de acordo com as necessidades, interesses e competências de cada formanda;
٧Promover junto do público-alvo uma atitude empreendedora;
٧ Privilegiar o trabalho de rede, através da articulação institucional e desenvolvendo um sistema de parcerias na base da co-responsabilização e da cooperação;
٧ Mobilizar recursos locais.
Conteúdos Programáticos
Opção Reciclagem de Vestuário
Módulo | Nº Horas | |
I | Acolhimento, Integração e Informações sobre o Curso | 3 |
II | Iniciação à Costura | 25 |
III | Técnicas de Reciclagem de Roupa | 50 |
IV | Procura Ativa de Emprego | 6 |
V | GPS – Gerar Percursos Sociais | 11 |
VI | Formação em Contexto de Trabalho | 100 |
VII | Encerramento | 3 |
Opção Bordados dos Açores
Módulo | Nº Horas | |
I | Acolhimento, Integração e Informações sobre o Curso | 3 |
II | Bordados dos Açores | 75 |
III | Procura Ativa de Emprego | 6 |
IV | GPS – Gerar Percursos Sociais | 11 |
V | Formação em Contexto de Trabalho | 100 |
VI | Encerramento | 3 |
Opção Trabalhos Loucos
Módulo | Nº Horas | |
I | Acolhimento, Integração e Informações sobre o Curso | 3 |
II | Trabalhos Loucos | 75 |
III | Procura Ativa de Emprego | 6 |
IV | GPS – Gerar Percursos Sociais | 11 |
V | Formação em Contexto de Trabalho | 100 |
VI | Encerramento | 3 |
Componente 3: “Dicas que valem €”
As competências na área da economia doméstica são uma necessidade básica da existência social quotidiana das sociedades atuais. A sua falta, além de comprometer o bem-estar das famílias, aumenta a sua dependência de terceiros, reduz a sua autonomia e limita os seus horizontes quanto à melhoria das condições de vida e de mudança social e pessoal. Esta componente do projeto visa promover competências na área da economia doméstica.
Objetivos gerais
٧ Dotar os beneficiários de competências no âmbito da Economia Doméstica;
٧ Sensibilizar a sociedade para a importância da poupança;
٧ Divulgação do trabalho realizado com os formandos à Sociedade Civil
Objetivos específicos
٧ Planear despesas;
٧ Recorrer ao crédito de forma saudável;
٧ Evitar o sobre-endividamento;
٧ Planear as refeições;
٧ Dicas de poupança;
٧ Elaboração panfleto com dicas de poupança.
Conteúdos Programáticos
Teóricos
Módulo | Nº Horas | |
I | A minha relação com o Dinheiro | 1 |
II | Fazer um orçamento familiar | 1 |
III | Conselhos úteis para cortar nas despesas | 2 |
IV | Cozinha Económica / Desperdício Alimentar | 4 |
V | Crédito/Poupar hoje para ganhar amanhã | 1 |
Práticos
Módulo | Nº Horas | |
I | Realização de uma visita a uma superfície comercial, com o objetivo de realizar compras de supermercado | 4 |
II | Confeção de algumas refeições económicas | 4 |