Projeto Trilhar Caminhos aplica programa GPS
No âmbito do projeto Trilhar Caminhos, iniciou-se no passado dia 3 de julho a aplicação do programa Gerar Percursos Sociais (GPS) no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo.
O GPS é um programa de prevenção e reabilitação para jovens em risco ou que apresentam comportamentos desviantes. Foi construído de forma a poder ser utilizado em contextos de prevenção do comportamento desviante, antissocial ou delinquente, bem como em contextos de reabilitação para jovens com marcado desvio social.
Este programa é composto por 39 sessões que procuram trabalhar as competências pessoais e sociais dos indivíduos. O mesmo será aplicado uma vez por semana a cada um de dois grupos de 8 reclusos, abrangendo um total de 16 indivíduos, que se encontram a frequentar a formação tecnológica de eletricidade e carpintaria. A dinamização do GPS estará ao cuidado de uma técnica de Serviço Social da Cáritas da Ilha Terceira em parceria com uma psicóloga afeta ao Instituto da Segurança Social dos Açores.
O projeto Trilhar Caminhos é desenvolvido pela Cáritas Diocesana dos Açores, em parceria com a Escola Profissional da Praia da Vitória, sendo financiado através do #OrçamentoParticipativoPortugal (OPP).