As Nossas Quintas – Empresa de Inserção

• Logotipo-As-Nossas-Quintas

Localidade Categoria: Caritas da Ilha Terceira

Outros Equipamentos Relacionados
  • A Cáritas da Ilha Terceira promove desde 2004 ações de captação, estabilização e formação de jovens entre os 14 e os 21 anos em situação de maior vulnerabilidade social, com baixos índices de qualificações académicas, em absentismo ou abandono escolar, sem emprego e sem perspetivas de inclusão no mercado de trabalho, levando muitas vezes a decisões e percursos marcadamente desviantes.

O trabalho desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Cáritas da Ilha Terceira, através das suas parcerias, tem sido fulcral na criação de estratégias de intervenção social com o seu público-alvo através de programas de captação e inserção de jovens em programas formativos de equivalência ao 6º e 9º ano de escolaridade ou mesmo na intervenção em contexto escolar.

Desde 2012, esta valência apresentou candidaturas a entidades privadas para financiamento de ações na capacitação para a empregabilidade de jovens entre os 18 e os 30 anos com o objetivo de promover competências e capacitar para a empregabilidade. Primeiro com o projeto Terra Nostra – capacitação com Raízes (2013 a 2015) em parceria com a Cooperativa BioAzórica e a Ordem Franciscana financiado pela fundação EDP Solidária que permitiu dar formação teórica e prática a 26 jovens na área da agricultura biológica além de criar possibilidade de estágios práticos com produtores locais. Resultados imediatos do projeto na inserção de 4 jovens no mercado de trabalho e a criação de um sistema de produção e venda de produtos em modo de biológico em espaços e terrenos da Cáritas ou de novos parceiros que se aliaram ao projeto. No ano de 2015 até ao passado mês de março de 2016, esteve em desenvolvimento o projeto TRAD(E)-IN Tradição e Inovação para a Empregabilidade em parceria com a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória e financiado pelo mecanismo europeu das EEA Grants do Programa Cidadania Ativa gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto permitiu o desenvolvimento de ações de capacitação para a empregabilidade em diferentes áreas (Pastelaria e Doçaria Tradicional Açoriana, Transformação Frutícola e Embalamento de produtos hortícolas) sendo que 8 jovens foram integrados no mercado de trabalho.

Na premissa de a Cáritas da Ilha Terceira se posicionar nas ações de capacitação de jovens para a empregabilidade em áreas do sector primário, e como junção das potencialidades dos 2 projetos, foi criada a marca “As Nossas Quintas” que pretende uniformizar e dar a conhecer de uma forma organizada a ação de promoção de competências para a empregabilidade em áreas tão profícuas nas ilhas de bruma e que de certa forma podem ser potenciadores de oportunidades para os jovens.

A marca “As Nossas Quintas” pretende ser um contributo para o desenvolvimento sustentável de ações inovadoras que possibilitem a integração de jovens e beneficiários que se enquadrem na perspetiva da intervenção local cujo resultado a obter é o equilíbrio entre a intervenção social, a promoção das competências pessoais, sociais e de empregabilidade de públicos em situação de maior vulnerabilidade social apostando sempre no que é local e potenciador de oportunidades de empregabilidade e de implementar ideias inovadoras.

Pretende ser uma marca que abarque iniciativas de empreendedorismo de jovens em situação de maior vulnerabilidade para a promoção das suas ideias, projetos, ações e que continue com um suporte e acompanhamento por parte da equipa técnica do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Cáritas da Ilha Terceira e dos seus parceiros.

Continuamos e continuaremos a apostar na marca “As Nossas Quintas”, como referência na área da economia social solidária e estamos a desenvolver esforços de brevemente apresentar diversas vertentes e oportunidades a si associadas que possam promover oportunidades e que a comunidade tenha conhecimento e possa também usufruir dos serviços e dos produtos.

Em Agosto de 2016, recebemos o parecer positivo à candidatura efetuada em outubro de 2015 à criação de uma empresa de inserção, designada por As Nossas Quintas. Esta empresa social de inserção será gerida pela Cáritas da Ilha Terceira e permitirá, numa fase inicial na contratação de 3 recursos humanos para desenvolver atividades práticas na área da agricultura biológica, embalamento, comercialização e ainda a possibilidade de prestação de serviços na área de agricultura para particulares. Além da área da agricultura, a área da transformação frutícola (confeção de compotas) e pastelaria de pequenos doces tradicionais serão também plano integrante deste novo projeto.

Saber mais em https://www.asnossasquintas.com/

• Nenhum registo encontrado

Desculpe, não foram encontrados registos. Por favor ajuste o seu critério de pesquisa e tente novamente.

Google Map não carregado

Desculpe, não é possível carregar API do Google Maps.